Subscribe:

Pages

Dieta pode evitar 60% dos casos de alguns tipos de Câncer

 
Dieta SaudávelNo Dia Mundial do Câncer, um alerta: o velho conselho de praticar atividade física aliada a uma alimentação saudável é responsável por prevenir até 60% de alguns tipos de câncer, como o de esôfago. Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (4), pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a obesidade é a grande vilã da doença no Brasil. 
 
 
De acordo com Fábio Gomes, coordenador na área de alimentação, nutrição e câncer do Inca, a pessoa obesa que se alimenta bem tem menos riscos de desenvolver um câncer do que a que se alimenta mal. Ele diz ainda que, para os não obesos o recado é o mesmo.
 
 
 
Segundo ele, a boa alimentação, por si só, é capaz de prevenir ou aumentar o risco de câncer. “Alimentos industrializados e embutidos têm conservantes e são fatores de risco para o câncer. Frutas, verduras e legumes têm fatores protetores”, disse Fábio Gomes, afirmando que o brasileiro come apenas um terço das frutas, verduras legumes recomendados. 
 
Dados do relatório
 
Nos casos de câncer de boca, faringe e laringe, o percentual de prevenção a partir do controle do peso chega a 63%. Os números revelam ainda que 41% dos tumores de estômago, 34% dos de pâncreas e 37% dos de intestino grosso também poderiam ser evitados. No total, 19% de todos os tipos da doença podem ser evitados se a gordura corporal estiver adequada. 
 
Segundo o Inca, somente o controle do peso, sem a prática de atividade física, também é eficaz no controle de 12 tipos de câncer e pode evitar 13% dos casos. 
 
Fatores de prevenção 
 
O relatório, denominado ‘Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, foi lançado em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF), uma ONG mundial, com sede em Londres. A publicação revela também que o consumo de água potável, o cuidado com a higiene e a conservação dos alimentos ajudam na prevenção.
 
Ainda de acordo com o Inca, hábitos como o sedentarismo e o consumo de alimentos industrializados devem ser evitados. O relatório diz também que em todo o mundo a população vem sofrendo acelerado processo de aumento de peso, obesidade e doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. 
 
Tabagismo também é citado como vilão
 
“Se ninguém fumasse ou fosse exposto ao tabaco, aproximadamente um terço dos atuais casos de câncer seria prevenido”, diz um trecho da publicação, unindo o tabagismo à alimentação.
 
Em estudo divulgado pelo Inca em 2009, dos 375.420 casos da doença estimados para o Brasil para 2010 (excluindo-se os tumores de pele não-melanoma, que são tratados ambulatorialmente), 112.636 poderiam ser evitados se fosse banido o consumo de tabaco e 131.397 seriam evitáveis por meio de hábitos de alimentação saudável. Os dois hábitos combinados previnem 40% dos tumores

4 Maneiras de Emagrecer sem Entrar na Academia

Entrou em 2010 prometendo ficar mais fininho(a) mas está sem dinheiro pra entrar numa academia ou não tem saco pra dietas? Separei 4 dicas essenciais pra você alcançar o seu objetivo sem sofrimento:
1º) Coma MENOS e com MAIS frequência.
Um dos segredos que evitam o ganho de peso desnecessário é a forma como come. Muitos pensam que comer uma montanha no almoço e outra montanha no jantar é comer bem. O indivíduo não toma café (pra não engordar) e se entope no almoço (pra compensar, lógico) e acha que assim vai manter o peso controlado. ERRADO! O seu organismo não consegue processar grandes quantidades de alimento de uma só vez. E o excesso ele não aproveita. Como a quantidade de comida é grande, o organismo não consegue dar conta do recado e não absorve/elimina tudo. Aí, os excluídos vão pra algum lugar. A partir deste momento você começa a criar a famosa barriguinha e as gorduras localizadas. O ideal é você comer em menor quantidade, porém mais vezes ao dia. Preferencialmente de 3 em 3 horas. Mas não é comer uma pipoca agora e daqui a 3 horas tomar um sorvete. É comer coisas nutritivas, como frutas, cereais, sucos, suplementos alimentares etc. Na hora do almoço e janta, coma só o necessário. Nada de montanhas.
 
2º) Tome café da manhã como um REI, almoçe como um PRÍNCIPE e jante como um MENDIGO.
O café da manhã é a refeição mais importante do dia porque é o primeiro contato com alimentos que o seu organismo faz depois de muitas horas sem trabalhar. Então, qualquer coisa que você comer, será MUITO bem aproveitado. Se você acorda e toma uma Coca-Cola e come uma esfirra do Habibs, imagina como será o seu dia? Cansativo, sem energia, desestimulante… Agora se você toma um café reforçado à base de sucos, cereais, fibras, frutas e vitaminas, o seu dia irá render 100%. No almoço, você já não deve comer tanto, pois o seu organismo já está devidamente reforçado por conta do seu café. Outro motivo é que, se você comer muito, você sentirá moleza para continuar o trabalho e seu rendimeno cairá. Então modere no almoço. E na janta? Por que não deitar e rolar, já que você estará a pouco tempo de dormir? É exatamente por isso. Você vai dormir! Faz parte do nosso relógio biológico a diminuição do metaborismo ao cair da noite. Isso significa que, organismo mais lento é organismo que processará menos alimento e de forma mais lenta. Se você comer muita quantidade de comida ou coisas muito pesadas, como carnes, é certo que você irá dormir sem ter processado tudo que devia. Aí dorme. Adivinha o que acontece com o metaborismo? Cai ainda mais. E o que acontecerá com o que ficou sem ser processado? Vira gordura localizada, vira barriga indesejada, vira papa debaixo do braço…
3º)  Faça uma Limpeza no seu Intestino.
Você sabia que o intestino é o nosso segundo cérebro? Pois é. Ele é tão importante que merece todos os cuidados que podemos oferecer. É nele onde TODOS os nutrientes são absorvidos. Se as paredes do intestino estão sujas, então as microvilosidades (espécie de tentáculos que absorvem os nutrientes) não conseguem desenvolver o seu trabalho de pegar nutrientes que passam por ali. Aí o seu organismo fica desnutrido, fraco e você fica super vulnerável a doenças, gripes e resfriados. E um intestino sujo e ineficaz em seu trabalho faz com que você coma muito e ainda sinta fome, afinal seu organismo continua precisando dos nutrientes que a sujeira impede de absorver. E o que suja o organismo? Consumo de leite, gordura trans, carnes, leite, químicas e outras porcarias da nossa dieta moderna. E como fazer pra limpá-lo? Você pode fazer uma colonterapia (que é caro e sofrível) ou optar por algum tipo de limpeza natural, como a descrita neste artigo.
 
4º) Suba e desça escadas pelo menos 20 minutos diariamente
Um dos melhores e mais completos exercícios que existem felizmente está ao acance de todos: subir e descer escadas. Se você fizer isso por pelo menos por 20 minutos diariamente, você vai emagrecer gradativamente, vai condicionar as suas pernas, batata das pernas e articulações, assim como perder a barriga, fortalecer a musculatura dos quadris e costas. Se achar chato subir e descer escadas por 20 minutos, varie o exercício, subindo de dois em dois degraus, depois subir pulando, depois subir correndo, depois subir de costas. Use a criatividade!

L-Carnitina

Os suplementos de L-carnitina são dos mais procurados entre desportistas de lazer. Além da promessa de bons resultados na queima de gordura, não têm os efeitos secundários de muitas fórmulas queima-gorduras á base de estimulantes.
A gordura corporal é um combustível energético de alto rendimento mas para ser utilizado é necessário que os ácidos gordos sejam transportados até á fábrica celular de energia – a mitocôndrica. Este transporte depende de uma enzima, acarnitinatransferase, e os níveis deste transportador são naturalmente influenciados pela ingestão de carnitina. O suplemento carnitina tem como objetivo aumentar a utilização da gordura como fonte energética o que é favorável ao emagrecimento e melhora também o rendimento desportivo
A L-Carnitina pode ser sintetizada no fígado e rins através de dois aminoácidos essenciais: a lisina e a metionina, com a ação da vitamina C. O suplemento L-Carnitina aliada a uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar-te em vários aspectos:
  • Tens mais energia porque a gordura é mais energética que os hidratos de carbono e a proteína;
  • Ganhas mais músculo, além de ser mais rentável a utilização da gordura parece poupar o glicogénio e proteína musculares;
  • Maior resistência cardiovascular devido á eficácia energética das gorduras; se o corpo souber queimar terás uma fonte quase inesgotável para um esforço de longa duração
  • Ação antioxidante. Parece diminuir a oxidação lipídica ao nível das artérias e do miocárdio;
  • Ossos mais fortes. Pode ajudar a promover um aumento da osteocalcina, um indicador positivo para a inibição da perda de massa óssea;

Acetil ou L-Carnitina

Alguns estudos alegam que o acetil l-carnitina tem uma biodisponibilidade superior á carnitina, além de que pode atravessar a barreira hematoencefálica e promover uma ação antioxidante ao nível das células do sistema nervoso central, diminuindo o risco de doenças neurodegenerativas e promovendo melhorias na memória e raciocínio.

Dosagem Recomendada

Pode considerar-se a dose de 2g/dia como um padrão na toma de L-Carnitina, no entanto é necessário uma menor quantidade, se for utilizado o seu derivado Acetil L-Carnitina. Desta forma a dose é menor, podendo variar entre 500 e 1000mg por dia. Deve ser tomada cerca de 30-45 minutos antes do exercício físico parecendo haver uma maior biodisponibilidade se tomada na forma líquida (xarope ou ampola)
E obviamente que a toma de um suplemento queima-gorduras como a carnitina não dispensa a prática de atividade física regular, de pelo menos 30 minutos por dia, e de um plano alimentar saudável e equilibrado.

Resenha de Eficácia da Babosa: Evidências Científicas e Terapêuticas

Recentemente recebi a honraria de ganhar um exemplar do livro “Eficácia da Babosa: Evidências Científicas e Terapêuticas”, autografado pelo autor. Fiquei muito feliz com o presente e gostaria de compartilhar com vocês, leitores do Mais Saúde, minhas impressões acerca da obra.

Plantação babosa

Antes de mais nada, vale apresentar o autor, o Mestre Ernani Xavier. Ernani é graduado em Biologia e Mestre em Psicologia na University of New Mexico, nos Estados Unidos. Também desenvolveu estudos complementares na Université de Montreal, Canadá e na Japanese International Cooperation Agency, no Japão. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O que me chamou a atenção neste livro foi justamente a sua proposta de tratar o assunto segundo o olhar científico. Já conheço bem os benefícios da babosa para o ser humano, no entanto todas as evidências a que tive acesso são de ordem empírica e sem embasamento científico. O que não é oficial assusta. O que não é comprovado através da metodologia científica gera desconfiança, preconceito, e não-aceitação. Até entendo de certa forma esta situação, afinal fica complicado para médicos, que tem um código de ética e registro profissional a zelar, que façam indicações para seus pacientes de uso terapêutico de uma planta que sequer tem comprovação científica da sua eficácia. Bom, até agora.

CapaO livro de Ernani chega exatamente para suprir esta demanda. Não que não houvessem pesquisas científicas falando sobre os efeitos da babosa no organismo, mas no Brasil estes estudos são praticamente desconhecidos. E o grande mérito de Ernani Xavier foi de organizar estes estudos num livro e colocá-los de forma clara e didática aos leitores, de forma que todos possam ter acesso a informações que outrora pareciam complexas e nas palavras de Ernani ficam mais palatáveis. Confesso que alguns poucos assuntos que o autor aborda exige um certo conhecimento prévio de nutrição e até mesmo biologia, mas nada que confunda ou dificulte a compreensão holística do leitor.

Até aqui, dá a entender que o livro destina-se a profissionais de nutrição, biologia, medicina ortomolecular e afins. Também, mas não somente para este público. O livro é perfeitamente adequado para qualquer pessoa que se interesse por medicina alternativa, que procure o bem-estar em soluções fitoterápicas e que quer aprender a como viver mais e melhor. O livro trata de diversos assuntos bastantes pertinentes para qualquer pessoa que se preze, como os benefícios da babosa para a pele, tanto para beleza quanto para resolver problemas de saúde, benefícios para o sistema imunitário, patologias do coração e sistema circulatório, no trato gastrointestinal, a luta contra o envelhecimento, desempenho atlético etc

Portanto, eu li, gostei e recomendo. Caso tenha interesse em conhecer mais ou adquirir o seu exemplar, entre no site do autor e faça o seu pedido. Fique atento pois este edição é limitada e já está acabando. O autor não informou quando será lançada a nova edição.

Sucos Desintoxicantes são Ótimos para o Organismo

Para preparar os sucos, é interessante bater os ingredientes em liquidificador ou centrífuga e tomá-los logo em seguida e sem coar.
SucosMuitos alimentos nutritivos nem sempre são atrativos ao paladar e aos olhos de quem irá consumi-los, porém, é preciso usar a criatividade e adaptá-los ao consumo. Uma ótima sugestão são alguns sucos que têm a função de desintoxicar o organismo.
O ideal é fazer sucos usando frutas da mesma família e ingeri-los mais de uma vez ao dia. A couve manteiga está na lista dos poderosos alimentos para desintoxicar o organismo, pois limpa órgãos como fígado e intestino.
Já a hortelã é ótima para a digestão e o limão, além de ser rico em vitamina C, funciona muito bem como antioxidante. A maçã tem ação anti-inflamatória e protege os vasos sanguíneos, pois além de conter muita fibra, possui quercetina.
“O alimento considerado funcional possui ação benéfica ao organismo, melhorando a saúde e o bem-estar. Sua utilização deve ser realizada em quantidades que o indivíduo possa ingerir em sua alimentação”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão.
Para preparar os sucos, é interessante bater os ingredientes em liquidificador ou centrífuga e tomá-los logo em seguida e sem coar. O consumo imediato é importante porque a fruta perde as propriedades oxidantes e as vitaminas em apenas 15 minutos após o preparo.

Novidade: Carne em pó


Pesquisadores da USP e UNIFESP desenvolveram um suplemento alimentar à base de cortes de carne magra. Conhecida como carne em pó, a mistura é rica em proteínas de alto valor biológico e ferro, e apresenta baixo teor de gordura saturada. O produto foi desenvolvido para pacientes que não podem mastigar comidas sólidas como pacientes com câncer no esôfago, lábio neporiano, cirurgia de redução de estômago e etc.

Cada 100 gramas (g) de carne em pó possui 80g de proteínas de alto valor biológico, quase a mesma quantidade das melhores marcas de Whey. Segundo dados do Inmetro, na mesma quantidade de contra-filé grelhado sem gordura, são encontrados 2,02g e no lombo grelhado sem gordura, 3,30g. A idéia dos pesquisadores é oferecer um produto que possa ser encontrado no mercado a um preço acessível.
A nutricionista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Prieto de Barros, responsável pela ideia do produto, explica que a carne em pó será mais acessível do que os suplementos de proteína disponíveis no mercado, feitos a base de soja, milho, maltodextrinas e aminoácidos sintéticos. “Será, no mínimo, 60% mais barato”, aponta Suely.
Uma indústria de alimentos está elaborando as embalagens e um logotipo para o produto.

O lançamento do produto está previsto para o final deste ano, vamos aguardar, já que apesar do produto ter sido desenvolvido para suprir necessidades de pacientes em pós operatório, nada impede sua utilização como suplemento para complementar a ingestão diária de proteínas, ao menos não foi feito nenhum estudo sobre algum efeito negativo na ingestão da carne em pó apenas como suplementação. O que chama a atenção é a intenção dos pesquisadores em por no mercado um produto de alto valor biológico e de baixo custo.

Fases do processo industrial

1. Carne in natura
A carne in natura é desossada, cortada e toda a gordura aparente é retirada. O corte é feito em carnes já magras para que o consumo seja feito por qualquer paciente e não prejudique sua recuperação.
2. Cozimento
Depois de separada, a carne é cozida para que seu sabor seja acentuado
3. Secagem
O próximo passo é a secagem. Nesta fase, toda a umidade deve ser eliminada sem haver perda de nutrientes
4. Moagem
Depois de seca, a carne é moída. O pó deve ser bastante fino e homogêneo, para que ele possa se dissolver em receitas líquidas, como as sopas e caldos.
5. Armazenamento
Será armazenada e distribuída em embalagens práticas, adequadas para manter o valor nutricional do produto e com data de validade de um ano.

Qualidades da carne em pó
A mistura protéica é rica em aminoácidos essenciais e não essenciais e fonte de ferro, cálcio. Tem baixo teor de gordura saturada e de sódio, podendo ser usada também por pessoas que tenham restrição ao sódio (hipertensos, por exemplo) e à gordura saturada.

Corpo Cultural

Emagrecimento

Cultuar o corpo já não é novidade alguma, tanto para homens como também para as mulheres. O corpo perfeito é o sonho de muita gente, no entanto, manter a forma e com saúde dá trabalho.
 
O mercado e principalmente a mídia impõe um padrão de beleza normalmente fora do habitual. São inúmeras receitas, dietas emagrecedoras, chás, remédios e até mesmo exercícios físicos que prometem o emagrecimento.
 
Uma novidade surge neste cenário para ajudar a perder o peso: a auriculoterapia. Esta técnica é ideal para diminuir o peso, pois as sementes são colocadas em pontos estratégicos da orelha e permitem acalmar a ansiedade e os estados de nervo que impulsionam o comer sem limites.
 
A auriculoterapia faz com que o paciente fique num estado de relaxamento e tranquilidade, ideal para ter êxito numa dieta. “Ao equilibrar a ansiedade por meio da aplicação da auriculoterapia, a busca pelo emagrecimento pode vir de forma mais rápida. É um tratamento coadjuvante no processo de emagrecimento”, alerta a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Caroline Ueno.
 
Vale ressaltar que a técnica da auriculoterapia apenas não emagrece e, sim, a dieta realizada junto com a terapia. Para tanto, é preciso procurar uma combinação ideal entre a pessoa e a dieta a seguir, para que a pessoa alcance os melhores resultados.

Ração Humana e suas verdades


A ração humana (original) foi criada por uma terapeuta natural chamada Lica Takagui Dias, que 'vendeu' sua fórmula para a Takinutri, que comercializa a ração humana original a preços elevados.

A Ração Humana é um suplemento nutricional à base de cereais integrais, criado para ser adicionado diariamente às refeições e garantir uma rica quantidade e variedade de vitaminas, proteínas e fibras, que nem sempre são encontradas nas refeições habituais.
É recomendado o consumo diário de 40mg (2 colheres de sopa).
Não foi uma ou duas vezes que assisti a reportagens falando sobre os cuidados em ingerir e adquirir a tal Ração Humana. muitos tem o habito de usar qualquer coisa sem acompanhamento de um profissional habilitado, . É um perigo.

As rações compradas, já prontas, depois de testes em laboratório, demonstraram que o seu conteúdo deixa a desejar. É o caso do sódio que vem em dose maior que a necessária, podendo ser maléfica a quem tem pressão alta.
Outro dado interessante é que se você ingerir cálcio e ferro ao mesmo tempo, um tira o efeito do outro. Por exemplo se você tomar a ração com leite que contém cálcio, pronto. Já se perdeu o ferro.
Por isso é importantíssimo que antes de ingerir qualquer coisa que esteja na moda, é preciso que se consulte um bom profissional: um nutricionista, um nutrólogo ou até mesmo um endocrinologista. Lembrando que o nutricionista não é médico e o nutrólogo, sim.
Abaixo duas tabelas com as quantidades ideais que devem ser ingeridas e alguns cuidados que devem ser observados. Para terminar, lembre-se que o ideal é que você mesmo faça a sua.


Ingredientes:

RECEITA 1 (Mais indicada e completa)


500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó *
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo *
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó *
100g de farinha de maracujá




RECEITA 2 (Mais comum e barata)
250 g de fibra de trigo
125 g de leite desnatado em pó
125 g de linhaça marrom
100 g de açúcar mascavo *
100 g de aveia em flocos
100 g de gergelim com casca
75 g de gérmen de trigo
50 g de gelatina sem sabor
25 g de guaraná em pó *
25 g de levedo de cerveja
25 g de cacau em pó *

*não recomendado para diabéticos e grávidas.




Efeitos já atribuídos aos ingredientes :


Aveia em flocos: suas proteínas, fibras, vitaminas e minerais saciam a fome, melhoram o trânsito intestinal e inibem a absorção de gordura pelo organismo.
Linhaça: rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), principalmente Ômega 3, baixa os níveis de colesterol ruim do sangue.
Gérmem de trigo: fonte natural de sais minerais, proteínas e vitaminas E, B e K, desintoxica o organismo e deixa o corpo mais disposto.
Açúcar mascavo: obtido por meio de evaporação do caldo de cana, sem processo de refino, contém cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais.
Gergelim com casca: poderosa fonte de cálcio, ameniza os efeitos do estresse e melhora o raciocínio. Melhora o desempenho sexual.
Fibra de trigo: o processo de moagem da película externa do trigo mantém as proteínas, fibras e ferro que aceleram o metabolismo.
Gelatina: ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.
Cacau: com pouco açúcar e rico em sais minerais, como ferro, magnésio, potássio e fósforo, estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.
Levedo de cerveja: composto de vitamina B, manganês, cromo e fósforo, repõem sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico.
Guaraná em pó: a cafeína estimula o sistema nervoso central, melhora a capacidade de raciocínio e combate o cansaço físico e mental.
Leite de soja em pó: pouco calórico, não contém colesterol e possui menos gordura que o leite de vaca.
Farinha da casca de maracujá: controle da taxa de açúcar no sangue por ser rica em pectina.
Quinua: Possui um excepcional balanço de 20 aminiácidos, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa. Seu valor nutritivo só é comparável ao leite materno.


Deve-se tomar alguns cuidados :
- Não comprar a ração humana sem rótulo, sem marca e sem a composição nutricional.
- Não comprar a ração humana com os ingredientes já misturados e em pó (caso a marca não seja conhecida também).
- Armazenar ao abrigo da luz.
- Ingerir mais líquido que o habitual.
- Não substituir refeições principais (principalmente almoço).

Mente feminina é mais propensa a pensar em comida

O cérebro do homem tem mais "força de vontade" que o da mulher para controlar o desejo de comida, indica estudo com voluntários que ficaram 17 horas em jejum e depois foram estimulados com imagens de seus alimentos preferidos.
O experimento, realizado nos EUA, tem seu resultado publicado na edição de hoje da revista "PNAS". Para o estudo, os cientistas pediam aos participantes do teste que tentassem inibir a fome, ignorando o estímulo visual e pensando em outras coisas. Tanto homens como mulheres conseguiam diminuir a fome. O cérebro masculino, porém, revelou uma atividade menor nas áreas envolvidas com regulação de emoções. O cérebro feminino, aparentemente, continuava "ligadão" no desejo de alimento.
"Nosso estudo era sobre comparar a diferença de gênero na capacidade de inibição do desejo de comida durante estimulação. É sobre controle cognitivo", disse à Folha o principal autor, Gene-Jack Wang, do Laboratório Nacional Brookhaven, de Upton (EUA).
O estudo foi feito com 13 mulheres e 10 homens de peso normal, com média de IMC (Índice de Massa Corporal) de 24,8, considerado normal.
Depois de estimulados, os cérebros dos participantes eram examinados através de PET (tomografia por emissão de pósitrons). Os cérebros dos homens que adotavam a técnica de "inibição cognitiva" desligavam várias áreas associadas à regulação da emoção, como a amígdala, o hipocampo, a ínsula e o córtex orbitofrontal.
O estudo do grupo de Wang lembra que a capacidade de controlar emoções é fundamental, e que danos nesse sistema de inibição podem levar a distúrbios alimentares.
A interação entre genética e ambiente tem levado a uma epidemia de obesidade nos EUA, dizem os médicos. A predisposição nos genes se alia à maior facilidade de obtenção de alimentos calóricos demais.
"Nossa descoberta de uma falta de reação à inibição em mulheres é consistente com estudos comportamentais", escreveram os cientistas.
Bacon, pizza e chocolate
Os alimentos escolhidos para o teste vieram de uma lista apresentada pelos pesquisadores. Havia legumes e vegetais na lista. Mas os favoritos eram "bombas calóricas": pizza, lasanha, cheeseburger, sanduíche de bacon, queijo e ovo, sorvete ou bolo de chocolate.
"Gordura e açúcar provêm um monte de calorias. Levou milhares de anos para os nossos ancestrais descobrirem isso para nós. Não tínhamos o "luxo" disso até os últimos quarenta anos, quando pudemos produzir grande quantidade de comida a preço barato", diz Wang.
"Vários estudos recentes provaram que roedores que recebem açúcar intermitentemente se tornam tão viciados nele como se fosse álcool", diz Wang. Ele cita também uma pesquisa que monitorou centenas de homens e mulheres por 20 anos e mostrou várias diferenças no histórico de peso.
Homens ganharam em média 4,5 kg por década; mulheres tiveram ganho de 2,3 kg entre 1982 e 1992, e de 4,1 kg de 1992 a 2002. Em 1982, 90% das mulheres tinham peso normal, número que caiu para 74% duas décadas depois. Entre homens, 79% tinham peso normal em 1982 e apenas 43% em 2002.
Entre os obesos (IMC acima de 30), os números foram parecidos. Havia só 1% de homens ou mulheres obesos quando adolescentes, mas o valor subiu para 8% entre mulheres e 9% entre homens 20 anos depois.

Suplementação: Oxido nitrico

O óxido nítrico (NO), ou monóxido de nitrogênio, é uma substância reconhecidamente importante para sinalização molecular. Na década de 1980, descobriu-se que o NO tem um papel crucial em diversas funções fisiológicas, inclusive no sistema cardiovascular, nervoso e imune, tais descobertas redundaram num interesse crescente neste gás, levando-o a ser considerado a molécula do ano em 1992
Os efeitos mais pesquisados do NO são no sistema cardiovascular. O NO é sintetizado nas células endoteliais a partir da arginina e do oxigênio por enzimas chamadas óxido nítrico sintases (NOS) e pela redução de nitratos inorgânicos .Nas células vasculares da musculatura lisa ele atua por vias enzimáticas específicas para promover a vasodilatação, além de inibir a agregação plaquetária  e ter efeito antiinflamatório No entanto, é importante notar que a quantidade de NO necessária para produzir os efeitos benéficos é extremamente baixa, sendo que suas propriedades em altas concentrações são totalmente diferentes, especialmente sob estresse oxidativo, situações nas quais ele reage com superóxido para formar peroxinitrito Nestas circunstancias, o NO é citotóxico e pode ter associação com patologias como carcinomas, condições inflamatórias, artrite, esclerose múltipla, etc.


Suplementação
Recentemente, grande atenção foi dado ao óxido nítrico pelos praticantes de musculação, graças às promessas feitas por fabricantes e vendedores de suplementos alimentares. Como o óxido nítrico é envolvido com o processo de vasodilatação, propagandeou-se que os suplementos prolongariam o inchaço muscular, deixando os músculos maiores, em termos crônicos. Além de mais raramente se falar da possibilidade do NO estar envolvido no processo de sinalização de recuperação muscular, pela sua associação com a resposta imunológica e sua participação na ativação de células satélites.
O NO é sintetizado em uma grande variedade de células, onde atua como um sinalizador autócrino/parácrino. Devido à sua alta reatividade, sua esfera de influência não ultrapassa 100μm a partir de sua origem, com meia-vida de poucos segundos. O primeiro ponto a se considerar sobre os suplementos já surge aqui. Por suas características químicas, não há como se ingerir esse gás por meio de suplementos, portanto não se suplementa óxido nítrico. A maioria dos suplementos que tentam se associar ao óxido nítrico traz em sua fórmula o seu potencial precursor, o aminoácido arginina.

A suplementação de arginina demonstrou promover melhoras nas funções endoteliais em pessoas e animais com patologias específicas, como altos níveis de colesterol, angina e doenças, Entretanto, apesar de existirem resultados convincentes associando a suplementação de arginina com parâmetros cardiovasculares, a forma como a arginina melhora tais funções ainda não é totalmente conhecida, e ainda é questionável se ela realmente exerça efeitos relevantes na quantidade de NO em pessoas saudáveis.
A disponibilidade de arginina não é limitante para a reação da NOS, pois a quantidade de arginina normalmente disponível no organismo excede em milhares de vezes a quantidade necessária para que as reações de síntese de NO aconteçam.De fato, estudos recentes revelam que a suplementação de arginina não promove aumentos na produção de óxido nítrico, além de não influenciar a performance nem o metabolismo durante o exercício, sendo que resultados similares já haviam sido obtidos anteriormente
Repetindo a idéia já citada anteriormente, quando de fala em suplementos da via do NO, não se discute o uso de NO e sim o uso de arginina. Nesse sentido, independentemente da arginina aumentar a quantidade de NO, o uso de arginina é comprovadamente ineficiente há vários anos. A literatura científica é consistente em comprovar que a suplementação deste aminoácido não promove melhoras nos ganhos de força ou massa muscular em pessoas saudáveis. Grande parte dos suplementos contém a arginina alfa-cetoglutarato como principal estrela de suas fórmulas, a qual também não tem efeitos benéficos comprovador para praticantes de musculação. Nesse sentido, um estudo recente comparou o uso de creatina sozinha com o uso de um suplemento comercial que continha creatina adicionada a uma fórmula que supostamente estimularia a produção de NO e revelou que não houve diferença nos resultados obtidos, de modo que os efeitos podem ser atribuídos apenas à creatina
As propagandas dos suplementos geradores de NO são repletas de impropriedades, a sigla da substância já começa errada, pois NO2 não é óxido nítrico (monóxido de nitrogênio), e sim dióxido de nitrogênio. Outro ponto sinistro é a definição do suplemento como hemodilatador, uma palavra aparentemente inventada pelos vendedores e que, até onde se tem conhecimento, carece de coerência fisiológica. Não se dilata o sangue, como a palavra sugere, se dilatam os vasos, portanto, o termo correto é vasodilator. Outro erro é dizer que os suplementos contem óxido nítrico, algo impossível, como vimos anteriormente devido às características químicas desse gás! A proposta de um efeito vasodilatador constante no músculo treinado seria perigosa, pois causaria desequilíbrios na distribuição de sangue para demais tecidos e órgãos, além de descontrole da pressão arterial.
Só essas incoerências já seriam suficientes para retirar a credibilidade dos suplementos e dos vendedores, pois demonstram uma gritante limitação de conhecimento e carência de fundamentação teórica. Fica difícil entender como se pode vender algo com base em argumentações tão pífias. Os absurdos prosseguem no estudo citado para defender o uso do produto, aqui recomendo uma leitura dos artigos da série “Como somos enganados pela indústria de suplementos”, com especial atenção ao “estudo” conduzido na Universidade de Baylor. Outro ponto, o suposto efeito na arginina na liberação de GH também foi discutido anteriormente no artigo “Estimuladores da liberação do hormônio do crescimento – secretagogues”.
Enfim, com base no conhecimento fisiológico e na literatura disponível podemos concluir com segurança que os suplementos que supostamente atuariam na via do NO não trazem os resultados prometidos. Deste modo, pode-se adicionar tais suplementos à enorme lista de substâncias que não tem efeitos científicos comprovados nos ganhos de força e massa muscular e, pior, que não tem condições fisiológicas de induzir os resultados prometidos pelas propagandas

Carboidrato


Os carboidratos são a fonte primária e mais disponível de energia do corpo. Todos os carboidratos são açucares, moléculas contendo carbono, hidrogênio e oxigênio sintetizado por plantas no processo de fotossíntese (usando energia solar) ou por animais por meio de um processo de síntese de glicogênio. Mas, quando eu falo açúcar, isso não significa o açúcar de mesa que você coloca no seu café, pela manhã. Há uma ampla variedade de carboidratos diferentes, como veremos. A seguir estão as categorias básicas dos carboidratos:


 
Monossacarídeos

  • Glicose (açúcar do sangue)                                     
  • Frutose (açúcar das frutas)
  • Galactose (um tipo de açúcar do leite)

 
Oligossacarídeos

  • Sucrose (açúcar encontrado, em estado natural, em plantas terrestres)
  • Lactose (açúcar do leite)
  • Maltose (açúcar do malte)

 
Polissacarídeos

 
  • Polissacarídeos das plantas (amido e celulose)
  • Polissacarídeos animais (glicogênio)
A creatina é um composto dietético encontrado em grande abundância na carne bovina e de peixe. O Crea Meat Beef, devido ao método de obtenção, não contém colesterol e é uma fonte natural de creatina presente na carne. Promove densa volumização muscular e melhor performance atlética. CONFIRA AQUI
A velocidade com a qual os carboidratos são metabolizados é medida por algo chamado de índice glicêmico. Um índice glicêmico elevado (grande aumento da glicose sérica) significa que os carboidratos são metabolizados rapidamente; um índice baixo (aumento relativamente pequeno da glicose sérica) significa que eles são metabolizados mais lentamente ou de modo diferente. O índice glicêmico substituiu os termos que eram usados quando eu competia - carboidratos simples e complexos. O que nós chamávamos de carboidratos simples hoje são chamados de carboidratos com alto índice glicêmico (frutas, açúcar processado) e os carboidratos complexos são chamados de carboidratos de baixo índice glicêmico (amidos e celulose). Os carboidratos com baixo índice glicêmico fornecem a sua energia durante algum tempo e, portanto, têm um efeito de liberação por tempo.
A propósito, você freqüentemente tem que olhar os alimentos em um guia para ter certeza do seu índice glicêmico. O sorvete, devido à gordura que ele contém, tem um índice glicêmico relativamente baixo. O tipo de arroz que você come em um restaurante chinês, o tipo de gruda, tem um índice glicêmico surpreendentemente elevado (ao contrário do arroz integral ou do arroz selvagem).
Como foi explicado, os carboidratos são a forma mais fácil de alimento para ser convertido em energia no corpo. Uma vez ingerido, eles são transformados em glicose, que circula na corrente sangüínea e fornece energia para a contração muscular, e glicogênio, que é armazenado nos músculos e no fígado para uso no futuro. O suprimento adequado de carboidratos é essencial ao fisiculturista sério por inúmeros motivos:

 
1. Os carboidratos são uma fonte primária de energia. O carboidrato armazenado nos músculos como glicogênio é o que permite que você faça um treinamento pesado e intenso com pesos.
2. O tamanho do músculo é aumentado quando o corpo armazena glicogênio e água na célula muscular.
3. Os carboidratos no corpo tem efeito "poupador de proteína", evitando que o corpo queime proteína para ter energia. Falaremos mais sobre esse aspecto importante dos carboidratos mais adiante.
4. A glicose dos carboidratos é a principal fonte de energia que abastece o funcionamento do cérebro e a sua falta pode ter graves efeitos sobre o humor, a personalidade e a capacidade mental.
O motivo pelo qual os carboidratos são tão importantes como combustível para o treinamento intenso é que a maioria dos exercícios desse tipo é anaeróbio - isto é, ocorre em explosões curtas e intensas e ultrapassa a capacidade corporal de suprir oxigênio suficiente para manter o esforço. Mas, a estrutura dos carboidratos é de tal modo que eles podem continuar a abastecer o exercício por curtos períodos na ausência de oxigênio. Portanto, quando você fizer uma série pesada de treinamento de força ou correr rapidamente 100 metros rasos, a fonte de energia nesse esforço serão, primariamente, os carboidratos.

 
Suplementos de Carboidratos

 
O treinamento intenso cria uma demanda para reposição de glicogênio (carboidratos) no organismo, bem como de aminoácidos. É importante ter bastante carboidrato no seu sistema após o treinamento porque de outro modo o corpo pode começar a usar os aminoácidos para obter energia. A "janela" para renovação de carboidratos - isto é, o período no qual o corpo está em elevada demanda desse nutriente - é muito menor do que para as proteínas. De fato, os seus melhores resultados ocorrem quando você é capaz de ingerir os carboidratos necessários dentro de 20 minutos após o término do treino.
Essa necessidade de reposição imediata de carboidratos é o motivo pelo qual muitos fisiculturistas utilizam um suplemento de carboidratos após o treinamento, bem como um suplemento protéico. Isso é especialmente valioso se você fizer uma sessão de treinamento cardiovascular após o treinamento de força. Se você tentar andar na esteira, trabalhar no stepper ou na bicicleta logo após o treino, e o seu corpo estiver desprovido de carboidratos, você se sentirá sem energia e pode ter certeza de que seu corpo está metabolizando mais aminoácidos para fornecer energia do que seria necessário.

Suplementação: Caseina antes de dormir


Uma da melhores opções de proteína time-release na suplementação, é a caseína, indicada para tomar antes de dormir, dando suporte protéico durante todo o sono, evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular.

Sua digestão pode demorar mais do que o dobro do tempo para ocorrer à síntese protéica e absorção dos aminoácidos essenciais pelo organismo do que o Whey Protein, por exemplo, proteína que estamos acostumados a consumir depois do treino e caracterizada pela sua rápida absorção. More »« Less
Enquanto a Whey pode se manter ativa até 3 horas, a caseína pode alcançar até 7 horas de ação, e isso se deve porque a caseína é sensível ao pH no ambiente acido do estômago, fazendo com que sua absorção seja gradativa e prolongando a liberação dos aminoácidos na corrente sanguínea.
A caseína representa 80% das proteínas do leite, e além de consumirmos ela através do leite, também pode ser encontrada em seus derivados como os queijos, iogurtes…
A caseína tem um conteúdo de glutamina muito alto em torno de 20,5%. Valor mais alto que whey, soja e ovo. Concentrações altas desse amino, especialmente na forma de peptídeos encontrados na caseína, podem ajudar muito o músculo durante o treinamento intenso e durante fase de dietas.
A caseína pode ajudar a regular o tempo de trânsito de proteínas pelo intestino porque tende a formar um “gel”. Isto reduz a velocidade de passagem e pode ajudar na absorção de aminoácidos, peptídeos e proteínas inteiras pela parede intestinal devido a uma exposição estendida. Maior absorção de proteínas ajuda os atletas a suprir suas necessidades diárias de aminoácidos.
A caseína poderia ser classificada como a proteína mais excitante devido a sua relação de Tirosina para Triptofano de quase 5:1. A tirosina é o aminioácido precursor dos neurotransmissores de excitação no cérebro enquanto que o triptofano é de relaxamento; considerando isto a caseína pode estimular para as sessões de treinamento.
A caseína também possui um nível muito bom de aminos glucogênicos incluindo treonina, glutamina e arginina. Os aminos glucogênicos se doam para a produção de glicose e energia durante o exercício e demonstram um benéfico efeito anti-catabólico no músculo.
fontes planetbuscas, musclegaintruth.us, perfilanabolico.com,pontociencia.org

As Câimbras


Elas surgem quando a gente menos espera. Sem aviso prévio, ela pode atacar você durante a prática de alguma atividade física ou até mesmo enquanto dorme. Assim é a câimbra, uma contração involuntária e dolorosa de um músculo ou grupo muscular.
Embora as causas das câimbras não estejam totalmente definidas, elas podem ocorrer por doenças metabólicas como o diabetes, por alterações vasculares e neurológicas, alguns medicamentos e principalmente por esforço excessivo, segundo afirmação do ortopedista Sidney Schapiro.
Outras causas atribuídas às câimbras podem estar associadas à falta de alongamento, má hidratação e falta de potássio. Porém, sabe-se que o cansaço muscular, a má circulação sanguínea ou o excesso de exercícios também podem influir no aparecimento das câimbras.
Além desses motivos, alguns medicamentos podem contribuir para que os espasmos aconteçam. O ortopedista André Pedrinelli afirma que remédios para diminuir a pressão arterial e colesterol, por exemplo, podem interferir no mecanismo de contrações musculares.
Bastante discutido entre especialistas, a falta de potássio sempre foi uma das maiores causas das câimbras. Porém, conforme Schapiro ressalta, estudos mostram que o desequilíbrio metabólico com diminuição da circulação de sódio também é vista hoje como a principal causa de câimbras.
“Alguns trabalhos mostram que a falta de potássio não tem relação com as câimbras, no entanto, não conhecemos bem as contrações musculares para se ter certeza dessa afirmação”, diz Pedrinelli.
Enquanto as pesquisas não nos dão a exata definição das causas das câimbras, é bom ficar atento a tudo que pode reverter as possíveis causas. Segundo estudos, a falta de potássio estaria associada a distúrbios na formação de potenciais elétricos, que prejudicaria o controle da contração muscular, provocando a câimbra. Para obter o potássio, é bom consumir bananas, arroz integral ou blanquet de peru, por exemplo.
A falta de sódio também pode ser reposta por meio de uma boa hidratação combinada com a reposição de sódio encontrada nas bebidas isotônicas.

MÚSCULO TRABALHADO É MUSCULO SEM CÂIMBRA

De acordo com Shapiro, a causa mais comum de câimbras é aquela que mais se ouve falar, a fadiga durante deportoe de alta performance, onde há sudorese com eliminação de líquidos e principalmente sódio, além do stresse da competição. Por isso, a preparação física adequada é fundamental, pois um músculo melhor preparado com exercícios para fortalecimento e alongamento inibe esse processo de contrações involuntárias.
“A musculação juntamente com os exercícios aeróbicos são altamente eficazes para evitar que as câimbras aconteçam. Quanto mais músculos você tem, menores são as chances de acontecer contrações nas fibras musculares e dessa forma, há mais proteção contra câimbras”, diz Pedrinelli. Além da musculação, outra indicação dos especialistas é fazer alongamento e aquecimentos antes de praticar exercícios.
Em geral, as câimbras não requerem tratamento específico a não ser em casos de câimbras que acontecem por alguma doença associada. Nesse caso, deve-se tratar a doença de base para que as câimbras não se repitam. “Já em casos de câimbras por fadiga, o repouso, alongamentos e a reposição hídrica e principalmente de sódio devem melhorá-las”, acrescenta Schapiro.
No entanto, pessoas que têm câimbras com muita frequência, a orientação é que se procure um médico.

LIVRE DAS CÂIMBRAS

  • Se você estiver no meio de uma atividade física e a câimbra acontecer, interrompa a atividade e alongue a musculatura;
  • Massage a região afetada;
  • Descanse após a atividade física e beba líquidos que contém sódio, como as bebidas desportivas;
  • Alimente-se corretamente, incluindo alimentos que contenham vitaminas e minerais;
  • Procure um médico sempre que a câimbra persistir, sem causa aparente.

Emagrecimento

Uma grande quantidade de mitos circula quando o assunto é treino, mas isso não é nada comparado com as falácias que temos quando o tema é a nutrição na musculação, especialmente no que se refere ao emagrecimento, mais precisamente na perda de gordura. Um nutricionista, mestre em dietas, irá dizer que os carboidratos/hidratos de carbono agem de certa forma no corpo, porém, ele é contrariado por outro profissional da mesma área.
Em algum ponto, só tem que fazer um registro sério da sua alimentação e desacreditar de todos os mitos nutricionais que estão boiando por aí. Mas aqui está a vantagem: alguns desses assim chamados mitos são realmente verdade! Mas quais? Para ajudar a fazer sentido de toda a retórica confusa, nós compilamos 10 dos mais comuns dilemas da queima de gordura e tentamos aplicar uma das duas simples opções para cada um: verdade ou mentira.
1 – DIETAS COM ALTA INGESTÃO DE GORDURA O DEIXARÁ GORDO
Quando você compara carboidrato/hidratos de carbono, proteína e gordura, grama por grama, a gordura é mais “engordativa” porque as calorias das gorduras são mais densas. Um grama de proteína ou carboidrato fornece 4 calorias, mas a mesma quantidade de gordura fornece 9 calorias – mais que o dobro. Isso pode adicionar uma grande quantidade de calorias na sua dieta… se você estiver comendo manteiga em cada refeição!
Mas o fundamental é que uma caloria não é necessariamente uma caloria. Quando você faz uma dieta moderada em gordura (20% -30% do total de calorias), não está a adicionar muitas calorias extras. Para não falar, principalmente quando você come gorduras saudáveis, elas são mais facilmente utilizadas para energia do que as gorduras saturadas trans, e o ômega-3 e variedade de gorduras saudáveis realmente incentivam a queima de gordura.
Veredicto: Verdade
2 – VOCÊ NÃO PODE FICAR MAGRO COMENDO HIDRATOS DE CARBONO

De fato, uma adequada ingestão de hidratos de carbono previne que os níveis da hormona tireoidiano baixem (as hormonas da tireóide são produzidos pela glândula tireóide e são extremamente importantes no gerenciamento da queima de gordura). Se a ingestão de carbo for drasticamente baixa, os níveis das hormonas da tireóide provavelmente vão baixar também, e isso irá colocar um amortecedor sobre os seus esforços. Então, a melhor maneira de fazer é manter a sua ingestão adequada de hidratos de carbono – o suficiente para treinar duro e manter as hormonas nos níveis ideais.
Quando você está em uma dieta para secar, você pode manter a ingestão de carboidratos em torno de duas gramas por quilo de peso corporal / dia. Contudo, se quiser ficar super seco, as dietas com menos carboidratos são mais eficazes. Mas quando for ingerir abaixo de 2 gramas de carbo por quilo de peso corporal / dia, adicione um dia para alto carbo (cerca de 4 gramas ou mais por quilo), uma vez por semana.
Veredicto: MEntira
3 – BEBER ÁGUA PODE AJUDAR VOCÊ A QUEIMAR GORDURA
Existem pesquisas que apóiam a idéia de que a simples “H2O” pode ajudá-lo a queimar mais gordura. Sabe-se que os indivíduos desidratados têm uma queda na taxa metabólica de repouso (o número de calorias que queimam por dia). Então simplesmente ficar hidratado pode ajudar a manter a taxa metabólica, e otimizar a queima de gordura.
Além disso, um estudo de pesquisa da Alemanha informou que beber cerca de dois copos de água fria, aumentou a taxa metabólica em cerca de 30% durante mais de uma hora em indivíduos do sexo masculino, e a maioria das calorias queimadas vieram da gordura. Parece que a água fria aumenta a taxa metabólica porque o organismo tem de gastar energia para aquecer a água a temperatura corporal. Beber 2 copos extras de água fria entre as refeições vai ajudar você a manter a sua queima de gordura ativada.
Veredicto: Verdade
4 – NÃO TOMAR PEQUENO-ALMOÇO PODE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DE GORDURA
Sem sombra de dúvida, não tomar pequeno-almoço é uma violação de umas das regras de ouro da musculação ou de outro desporto. Quando você acorda com fome e não toma pequeno-almoço, os níveis da hormona leptina, que regula o apetite e o metabolismo, podem mudar, incentivando assim o corpo manter a sua gordura. Além disso, salta o pequeno-almoço facilita o estado catabólico (perda de massa muscular), que também faz com que o metabolismo fique lento. Você dormiu por sete ou oito horas (talvez mais), que basicamente significa que você está em jejum.
Além de escovar os dentes, a primeira coisa que deve pensar em fazer ao acordar é ingerir proteínas e carboidratos. Este estado de perda de músculo ao acordar é uma preocupação para os praticantes de musculação, como por exemplo 2x Mr. Olympia Jay Cutler, que acorda do meio da noite e toma uma mistura de proteínas justamente para se manter em estado anabólico.
Veredicto: Verdade
5 – QUANDO SE DESEJA SECAR, DEVE-SE EVITAR CARBOIDRATOS APÓS AS 18 HORAS
Evitar carboidratos tarde da noite é tipicamente um grande conselho que recebemos ao tentar baixar a gordura corporal – com excepção para aqueles que se exercitam no final do dia.
Se você treina à noite, você precisa comer alguma coisa antes do treino, como uma pequena quantidade de carbo de absorção lenta e alguma proteína. E após o treino, você precisa de um pouco de carbo de alta absorção – mesmo que seja 11 da noite – para que se comece a recuperação muscular.
Se você treina durante a noite, ingira cerca de 20 g de carbo de absorção lenta, tais como frutas ou produtos de grãos inteiros como aveia, 30 minutos antes de treinar e cerca de 30-40 g de carboidrato de rápida absorção cerca de 30 minutos depois.

AFINAL O QUE É WHEY?



Whey é o primeiro nutriente que alguma vez você já consumiu. Ou seja, o colostro (primeiro leite da mãe) é composto quase que 100% por whey, representando um dos impulsionadores imunológicos mais fortes da natureza, que ajuda a proteger a saúde frágil dos neonatos.
Em sua forma original e bruta, o whey fresco integral produz no trato gastrointestinal o mesmo efeito do iogurte, e desde os tempos passados, ele tem sido considerado um agente de limpeza orgânica e um dos remédios para diversas desordens intestinais. O whey é um componente de todos os tipos de leite, sendo que o leite da vaca, o que representa um teor de 6,25% de proteínas, e desse total, 80% caseína e 20% whey.
Traduzindo como proteína do soro, é a parte aquosa do leite, que é separada da massa de caseína durante a produção do queijo. Ele representa 90% do leite, e é composto por água, lactose, proteínas, minerais e gorduras.
COMO É OBTIDO?
O soro do leite passa, então, por diversos processos, nos quais as gorduras e outros componentes de menor interesse nutricional são removidos, resultando em um concentrado protéico de altíssimo valor biológico – o whey protein.
Uma das principais características do whey, é que ele é rico em partículas protéicas denominadas “peptídeos do soro” as quais representam a fonte de proteína de maior qualidade conhecida atualmente, maior até que os ovos, peixe, peru, carne vermelha, frango e principalmente a soja. A whey protein é bem menos suscetível à oxidação e à degradação por radicais livres do que as proteínas convencionais de origem animal.
Whey possui todas as vitaminas e minerais presentes no leite, e contém 70-80% de imunoglobulinas em sua composição, o que promove uma alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA).
O QUE É VALOR BIOLÓGICO?
Mesmo que 1g de proteína corresponda em qualquer caso a 4 calorias, a quantidade de proteína que nosso corpo pode digerir e utilizar no processo de construção não é sempre 100%.
Na verdade, a fonte de proteína natural melhor digerível é o ovo, o qual tem uma utilização de 94%. Assim, como o ovo tem a melhor taxa de absorção e utilização dentre as formas naturais, ele ganhou a taxa de graduação 100, por onde se baseiam as graduações de todas as outras proteínas.
Valor biológico (VB) é a escala de graduação usada para determinar que porcentagem de uma determinada fonte nutricional é usada pelo corpo, utilizada para comparar diferentes fontes.
WHEY – O INGRIDIENTE DO SÉCULO 21
De acordo com estudos recentes, o uso constante de whey proporciona benefícios tais como o emagrecimento, rejuvenescimento dos tecidos, controle do apetite, aumento da resistência imunológica e até a diminuição da taxa de colesterol. Além dos benefícios já bem conhecidos, como o aumento da massa magra em desportistas, devido ao seu rico perfil nutricional de aminoácidos.
O whey protein é a mais rica fonte de glutationa, o mais poderoso antioxidante natural presente no organismo. As frações peptídicas de whey apresentam a maior fonte conhecida de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA.
DIETAS RICAS EM PROTEÍNA SÃO PREJUDICIAIS PARA OS RINS?
Não. Não se seus rins são normais de princípio. Inúmeros trabalhos e pesquisas científicas têm estudado esta questão sem que alguma publicasse resultados comprovados de que dietas com altas doses de proteína levem à deterioração da função renal em indivíduos saudáveis. Estudos relatam que indivíduos com consumo protéico maior que 100g ao dia, tem a mesma função renal que indivíduos com consumo de 30g de proteína/dia.
BENEFÍCIOS DO WHEY
  • Ajuda a manter a saúde intestinal devido a presença de prebióticos e probióticos naturais;
  • Melhora a absorção e retenção do ferro e zinco;
  • Otimiza a ação anti-virótica no trato gasto-intestinal;
  • Estimula o bom funcionamento do sistema imunológico;
  • Ajuda a construir ossos mais fortes por ser rica em cálcio.
TODO WHEY É IGUAL?

Não. A tecnologia utilizada no processamento vai definir a qualidade do produto final obtido, que pode ser classificado em:
1 – WPC (whey protein concentrada): Normalmente obtida por ultra filtração, ou seja, um filtro que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores (as proteínas). Esta tecnologia pode obter um concentrado de no máximo 89%.
2 – WPI (whey protein isolada): São concentrados com mais de 90% de proteínas, obtidos por dois processos: a micro filtração, onde filtros menores são utilizados, ou a troca iônica, processo considerado mais eficiente e que atinge 100% de pureza.
3 – WPH (whey protein hidrolisada): Tanto a WPC quanto a WPI podem ser hidrolisadas. A hidrólise é a quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos enzimáticos ou químicos.
OBS: Para se produzir 1 kg de proteína concentrada são necessários 229 litros de leite. No caso dos whey proteins isolados, é necessário um volume quase 10 vezes maior, chegando a 2200 litros de leite para que se possa extrair 1 kg de whey 100% isolada.

Aumenta os músculos a dormir

Já todos sabemos que o descanso faz parte do treino e que não é apenas uma questão de ter dias livres depois das sessões mais intensas, mas de dormir o mais profundamente possível todas as noites, ou pelo menos alcançar a chamada “fase 4″ que é na qual é gerada a hormona do crescimento. Nas [...]
Já todos sabemos que o descanso faz parte do treino e que não é apenas uma questão de ter dias livres depois das sessões mais intensas, mas de dormir o mais profundamente possível todas as noites, ou pelo menos alcançar a chamada “fase 4″ que é na qual é gerada a hormona do crescimento. Nas crianças serve para crescer e nos adultos para regenerar os músculos, a pele, o sangue e os tecidos cerebrais, a um ritmo muito maior que estando acordados.
As Fases do sono:
  • Fase 1: Quando estás entre a dormir e acordado. É 5 a 10% do total do sono.
  • Fase 2: Sono leve, é 50% do sono total.
  • Fase 3 e 4: Sono profundo, relaxamento máximo tanto muscular como cerebral. É a fase em que melhoras a tua força, potência, etc.
  • Fase REM: Onde se dão os sonhos, máxima actividade cerebral. Dura 15 a 30 minutos.
Durante uma noite estas fases repetem-se sequencialmente várias vezes. Cada ciclo completo consta de 1,2,3,4,3,2 e REM, e dura 90 a 100 minutos.
Isto para dizer que o sono é bastante importante na vida de um atleta, é quase como o treino, é um exercício físico diário…

Por quê correr?

correr1
A corrida além de ser um esporte suuuper saudável, mexe com vários músculos do nosso corpicho, ativa muita energia, pique, boa disposição e além disso é um poderoso antidepressivo! Cabe na lista ainda inúmeros benefícios que toda pessoa que curte correr sabe bem quais são!
corrida1A corrida se torna vício depois de um tempo. Você começa devagar e logo depois se vê querendo ir mais, mais e mais além……. Então, quando percebe já está correndo uma hora e querendo participar de maratonas e campeonatos hehe. Pois é, de quebra você ganha SAÚDE! Amo correr! Já corro há 3 anos e desde então não consegui mais largar. É um vício que te deixa inquieto quando não consegue liberar aquela santa endorfina de toda do dia.
Recomendo a todos, maaas muito cuidado com o começo! Vá devagar. Compre um bom tênis e faça sempre aquecimento.  Isso é fundamental!
Encontrei esse vídeo com a Daniela Cicarelli onde ela explica um pouco esta sensação e dá umas dicas de corrida!
Boa corrida! ; )

O que fazer nos dias antes da corrida?

Baixar a intensidade!
É um erro comum treinar até ao último dia com a mesma intensidade para uma corrida. Depois da competição podes te perguntar, porque que não correu bem, se corro tão rápido nos treinos? O segredo está na diminuição de volume, que deve ser gradual quanto maior a distância, e vai permitir ao teu [...]

Baixar a intensidade!

É um erro comum treinar até ao último dia com a mesma intensidade para uma corrida. Depois da competição podes te perguntar, porque que não correu bem, se corro tão rápido nos treinos? O segredo está na diminuição de volume, que deve ser gradual quanto maior a distância, e vai permitir ao teu corpo estar mais fresco e assimilar todo o treino anterior.
Corrida Período de diminuição Distância por sessão Treinos de Qualidade
5 km 1 semana 30% do Habitual De 4 a 5
10 km e meia 10 dias 50% do Habitual De 3 a 4
Maratona 2 semanas 70& na 1º semana, 30% na 2º de 2 a 3 na 1º semana, 3 a 4 na 2º

Mitos no emagrecimento


Uma grande quantidade de mitos circula quando o assunto é treino, mas isso não é nada comparado com as falácias que temos quando o tema é a nutrição na musculação, especialmente no que se refere ao emagrecimento, mais precisamente na perda de gordura. Um nutricionista, mestre em dietas, irá dizer que os carboidratos/hidratos de carbono agem de certa forma no corpo, porém, ele é contrariado por outro profissional da mesma área.
Em algum ponto, só tem que fazer um registro sério da sua alimentação e desacreditar de todos os mitos nutricionais que estão boiando por aí. Mas aqui está a vantagem: alguns desses assim chamados mitos são realmente verdade! Mas quais? Para ajudar a fazer sentido de toda a retórica confusa, nós compilamos 10 dos mais comuns dilemas da queima de gordura e tentamos aplicar uma das duas simples opções para cada um: verdade ou mentira.
1 – DIETAS COM ALTA INGESTÃO DE GORDURA O DEIXARÁ GORDO
Quando você compara carboidrato/hidratos de carbono, proteína e gordura, grama por grama, a gordura é mais “engordativa” porque as calorias das gorduras são mais densas. Um grama de proteína ou carboidrato fornece 4 calorias, mas a mesma quantidade de gordura fornece 9 calorias – mais que o dobro. Isso pode adicionar uma grande quantidade de calorias na sua dieta… se você estiver comendo manteiga em cada refeição!
Mas o fundamental é que uma caloria não é necessariamente uma caloria. Quando você faz uma dieta moderada em gordura (20% -30% do total de calorias), não está a adicionar muitas calorias extras. Para não falar, principalmente quando você come gorduras saudáveis, elas são mais facilmente utilizadas para energia do que as gorduras saturadas trans, e o ômega-3 e variedade de gorduras saudáveis realmente incentivam a queima de gordura.
Veredicto: Verdade
2 – VOCÊ NÃO PODE FICAR MAGRO COMENDO HIDRATOS DE CARBONO

De fato, uma adequada ingestão de hidratos de carbono previne que os níveis da hormona tireoidiano baixem (as hormonas da tireóide são produzidos pela glândula tireóide e são extremamente importantes no gerenciamento da queima de gordura). Se a ingestão de carbo for drasticamente baixa, os níveis das hormonas da tireóide provavelmente vão baixar também, e isso irá colocar um amortecedor sobre os seus esforços. Então, a melhor maneira de fazer é manter a sua ingestão adequada de hidratos de carbono – o suficiente para treinar duro e manter as hormonas nos níveis ideais.
Quando você está em uma dieta para secar, você pode manter a ingestão de carboidratos em torno de duas gramas por quilo de peso corporal / dia. Contudo, se quiser ficar super seco, as dietas com menos carboidratos são mais eficazes. Mas quando for ingerir abaixo de 2 gramas de carbo por quilo de peso corporal / dia, adicione um dia para alto carbo (cerca de 4 gramas ou mais por quilo), uma vez por semana.
Veredicto: MEntira
3 – BEBER ÁGUA PODE AJUDAR VOCÊ A QUEIMAR GORDURA
Existem pesquisas que apóiam a idéia de que a simples “H2O” pode ajudá-lo a queimar mais gordura. Sabe-se que os indivíduos desidratados têm uma queda na taxa metabólica de repouso (o número de calorias que queimam por dia). Então simplesmente ficar hidratado pode ajudar a manter a taxa metabólica, e otimizar a queima de gordura.
Além disso, um estudo de pesquisa da Alemanha informou que beber cerca de dois copos de água fria, aumentou a taxa metabólica em cerca de 30% durante mais de uma hora em indivíduos do sexo masculino, e a maioria das calorias queimadas vieram da gordura. Parece que a água fria aumenta a taxa metabólica porque o organismo tem de gastar energia para aquecer a água a temperatura corporal. Beber 2 copos extras de água fria entre as refeições vai ajudar você a manter a sua queima de gordura ativada.
Veredicto: Verdade
4 – NÃO TOMAR PEQUENO-ALMOÇO PODE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DE GORDURA
Sem sombra de dúvida, não tomar pequeno-almoço é uma violação de umas das regras de ouro da musculação ou de outro desporto. Quando você acorda com fome e não toma pequeno-almoço, os níveis da hormona leptina, que regula o apetite e o metabolismo, podem mudar, incentivando assim o corpo manter a sua gordura. Além disso, salta o pequeno-almoço facilita o estado catabólico (perda de massa muscular), que também faz com que o metabolismo fique lento. Você dormiu por sete ou oito horas (talvez mais), que basicamente significa que você está em jejum.
Além de escovar os dentes, a primeira coisa que deve pensar em fazer ao acordar é ingerir proteínas e carboidratos. Este estado de perda de músculo ao acordar é uma preocupação para os praticantes de musculação, como por exemplo 2x Mr. Olympia Jay Cutler, que acorda do meio da noite e toma uma mistura de proteínas justamente para se manter em estado anabólico.
Veredicto: Verdade
5 – QUANDO SE DESEJA SECAR, DEVE-SE EVITAR CARBOIDRATOS APÓS AS 18 HORAS
Evitar carboidratos tarde da noite é tipicamente um grande conselho que recebemos ao tentar baixar a gordura corporal – com excepção para aqueles que se exercitam no final do dia.
Se você treina à noite, você precisa comer alguma coisa antes do treino, como uma pequena quantidade de carbo de absorção lenta e alguma proteína. E após o treino, você precisa de um pouco de carbo de alta absorção – mesmo que seja 11 da noite – para que se comece a recuperação muscular.
Se você treina durante a noite, ingira cerca de 20 g de carbo de absorção lenta, tais como frutas ou produtos de grãos inteiros como aveia, 30 minutos antes de treinar e cerca de 30-40 g de carboidrato de rápida absorção cerca de 30 minutos depois.

9 dicas para correres melhor

  1. Treina menos dias e a ritmos mais suaves
  2. A menos que faças menos de 2h50 na maratona e 1h20 na meia maratona nunca deves treinar mais do que 5 dias por semana. E lembra-te de rolar suave. Um corredor comum, que faça mais de 38 minutos em 10km, deve ir a uma média de mais de 5 minutos por km
  3. Faz pesos livres ou elásticos
  4. A grande melhoria dos corredores vem do trabalho de musculação, não tanto por fazer mais km. Treinar a força permite assimilar melhor os treinos e ter menos lesões. A maior parte das pessoas que sofrem com o “muro” na maratona devem-no á fragilidade muscular. E a solução é simples: faz 20 minutos de pesos livres 2 vezes por semana (apenas um dia quando se aproximarem as corridas importantes). Sempre com muito pouco peso e muitas repetições (uma carga que te permita fazer corretamente 25 repetições seguidas).
  5. Bebe mais
  6. Os corredores hidratam-se pouco e isso provoca lesões, sobretudo contraturas. Obriga a ti próprio a beber entre 2 a 3 litros ao longo do dia (pelo menos meio litro deve ser bebida isotónica.
  7. Fazer abdominais depois do treino.
  8. De 50 a 100 repetições (são 3 minutos) permite evitar lesões mais perigosas para o corredor como hérnias, discais, lombalgias, ciáticas, problema de piramidal, entre outros.
  9. Faz treinos fracionados
  10. Se o teu objetivo é melhorar a marca, não podes continuar a correr todos os dias o mesmo circuito e ao mesmo ritmo. Com as séries ou mudanças de ritmo podes melhorar visivelmente a tua potência aeróbia. Um dia por semana faz séries curtas (por exemplo, 10 x 500 metros com 1′ de recuperação) e outro dia faz longas (sempre mais de 800 metros, por exemplo 8 x 1000 ou 4 x 2000 com recuperação de 1′ ou menos). O ritmo das séries longas deve ser ao que competes no dobro da distância que preparas. Por exemplo, se preparas 10km o teu ritmo das séries deve ser aquele em que competes na meia maratona. Nas curtas, o ritmo deve ser o que levas a competir na tua prova objetivo. Exemplo: se treinas para melhorar a tua marca em 10km e tens de média 1h30′, as séries longas devem ser de 4′15” de média e as curtas a 4′ ou menos.
  11. Fazer subidas
  12. Sobretudo nas primeiras semanas de treino deves fazer um dia por semana de subidas específicas, que incide mais sobre o trabalho muscular. Isto permitirá com o mesmo esforço ir mais rápido nos treinos e nas séries. Faz subidas uma vez por semana, alternando uma semana subidas curtas (de 10 a 15 repetições de subidas que demores 20 a 40” a fazer, recuperando na descida a trote) e na semana seguinte fazes subidas média (de 8 a 10 repetições de uma subida de 45” a 2′ com a recuperação descendo devagar).
  13. Há mais desportos para além da corrida
  14. Correr é tão viciante que por vezes nos esquecemos de como é bom para o corpo e para a mente combinar a corrida com outros desportos. Recomendamos que troques uma hora de treino de corrida por duas horas de BTT ou 40 minutos de piscina. Vais compensar e fortalecer grupos musculares que normalmente não trabalhas na corrida a pé. Permite-te equilibrar melhor e evitar lesões, além de te motivar a nível psicológico. Se achas que estás a perder tempo, estás muito enganado pois andar de bicicleta ou a nadar vais continuar a melhorar as tuas capacidades aeróbias.
  15. Come de tudo
  16. Os corredores costumam ter algumas renitências quanto a tomar suplementos, mas estes podem ser uma ajuda muito boa, sobretudo se preparar maratonas ou meia maratonas. Tomas complexos vitamínicos com aminoácidos e ferro para evitar cair na anemia do corredor. Se tens problemas para recuperar dos treinos, podes tomar glutamina ou batidos de proteína.
  17. Não competir demasiado
  18. Já sabemos que adoras colocar o dorsal e estar na linha de partid, mmas não deves fazer mais de duas maratonas por ano (com um mínimo de 4 meses de intervalo), 8 meias e 10 provas de 10km.

Conheça um treino adaptado de um Full Body


Alguns conhecem a rotina Full Body que, apadrinhada por nomes como Mentzer, pregam o treino do corpo todo em uma única sessão e, obviamente, um período de descanso bem maior a musculatura.
Pois bem, alguns atletas, adaptaram tais rotinas segundo suas necessidades como Dorian Yates e outros grandes atletas.
Conheça uma rotina Full body adaptada que pode incrementar alguns quilos musculares em sua jornada.
Neste artigo, vamos propor uma rotina diferente de Full Body, constituída em 3 treinos semanais, sendo 1 deles apenas aeróbio e abdômen. O principal objetivo é o aumento de massa, principalmente para pessoas com dificuldade de ganho de peso ou que possuem pouco tempo para freqüentar o ginásio. A)  Tronco
Levantamento Terra – 2X 10-8
Supino Reto com barra – 3X 6-10
Barra fixa – 3X 8-10
Desenvolvimento militar com halteres – 2X 10
Paralelas – 1X 10
Rosca direta – 1X 10
Encolhimento com halteres – 1X 12
Extensão de tríceps no pulley com barra reta – 1X 8
B) Aeróbio e abdômen
20 min de esteira moderadamente rápido
15 min de bicicleta moderadamente rápido
Abd machine – 4X 20
Elevação de pernas declinado – 3X 25
C) Pernas e panturrilhas
Agachamento livre – 3X 10
Flexora – 1X 8
Gêmeos sentado – 1X 20
Stiff – 1X 8
Avanço/Afundo – 2X 6 (ida e volta)
Extensora – 2X falha (nunca passar de 15 repetições)
O treino deve ser realizado com o máximo de carga possível e, todas as séries devem ser super lentas. Não é preciso o uso de super séries ou bi-sets nesse treinamento.
A ordem deve ser seguida em: A) Segunda-Feira – B) Terça-Feira C) Quinta-feira.
E jamais se esqueça da dieta nos dias que não treina e nos dias que treina.
Bons treinos!

Treino indicado por Marcelo Sendon


treino para peito peitoral
Caro leitor, neste artigo, vamos trabalhar um treino de peito visando a hipertrofia. Um treino relativamente rápido que deve ser executado em 40-60 minutos e deve ter PELO MENOS uma semana de descanso no grupamento principal envolvido.
Conheça um treino de peito voltado para hipertrofia muscular que o ajudará a acrescentar algumas gramas de músculos na região do peitoral.
Este treino não deve ser conjugado com outro grupamento muscular, por exemplo costas, tríceps, perna, ombro ou qualquer outro.
Então, pronto para esquentar?
Início: Chegando na academia, faça 3-5 minutos de esteira LENTA. Nada de correr ou andar rápido. Vamos começar acostumando o corpo com o ambiente local.
- Supino inclinado com barra
Trabalharemos primeiramente os peitorais superiores com o supino inclinado. O movimento deve ser executado de forma completa, até encostar a barra cerca de 3-4 dedos abaixo da garganta. Preste sempre atenção no equilíbrio da barra.
Devem ser executadas 4 séries (12-10-8-6)
- Pré-exaustão crucifixo reto
Pegue halteres que o possibilitem fazer 10-8 repetições completas e sem muita dificuldade. E, realize uma série. Vá direto para o supino. Faça isso por 4 vezes (10-10-8-8).
- Supino reto com halteres
Realize a série de supino reto logo após a pré-exaustão no crucifixo reto. Para isso, ultilize o mesmo banco para facilitar. Deixe que os halteres encostem em seu tronco para realizar o movimento completo e suba até pouco menos da extensão total do cotovelo.
As séries devem chegar na exaustão e, devem ser (10-8-8-6)
- Supino canadense
Vamos agora trabalhar os peitorais inferiores. Para isso, utilizaremos o supino canadense com barra. Realize 3 séries de 10 repetições e não estenda totalmente o cotovelo durante a execução do exercício.
- Peck-Deck
Para finalizar o treino, vamos utilizar o Peck-deck pela segurança e estabilidade do movimento. Certifique-se de abrir totalmente os braços na execução, afim de alongar toda a musculatura do peitoral.
Realize 3 séries de exaustão (que devem girar em torno de 8-15 repetições).
# O descanso entre as séries deve ser de 30 a 90 segundos e entre os exercícios de 60-90 segundos.
Conclusão:
Um treino de peitoral que acrescentará ganhos consideráveis em seu tronco. Jamais esqueça-se de alimentar-se bem nos dias de descanso tanto quanto nos de treino. Isso será parte fundamental para todo o esforço ter valido a pena.