Subscribe:

Pages

Novidade: Carne em pó


Pesquisadores da USP e UNIFESP desenvolveram um suplemento alimentar à base de cortes de carne magra. Conhecida como carne em pó, a mistura é rica em proteínas de alto valor biológico e ferro, e apresenta baixo teor de gordura saturada. O produto foi desenvolvido para pacientes que não podem mastigar comidas sólidas como pacientes com câncer no esôfago, lábio neporiano, cirurgia de redução de estômago e etc.

Cada 100 gramas (g) de carne em pó possui 80g de proteínas de alto valor biológico, quase a mesma quantidade das melhores marcas de Whey. Segundo dados do Inmetro, na mesma quantidade de contra-filé grelhado sem gordura, são encontrados 2,02g e no lombo grelhado sem gordura, 3,30g. A idéia dos pesquisadores é oferecer um produto que possa ser encontrado no mercado a um preço acessível.
A nutricionista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Prieto de Barros, responsável pela ideia do produto, explica que a carne em pó será mais acessível do que os suplementos de proteína disponíveis no mercado, feitos a base de soja, milho, maltodextrinas e aminoácidos sintéticos. “Será, no mínimo, 60% mais barato”, aponta Suely.
Uma indústria de alimentos está elaborando as embalagens e um logotipo para o produto.

O lançamento do produto está previsto para o final deste ano, vamos aguardar, já que apesar do produto ter sido desenvolvido para suprir necessidades de pacientes em pós operatório, nada impede sua utilização como suplemento para complementar a ingestão diária de proteínas, ao menos não foi feito nenhum estudo sobre algum efeito negativo na ingestão da carne em pó apenas como suplementação. O que chama a atenção é a intenção dos pesquisadores em por no mercado um produto de alto valor biológico e de baixo custo.

Fases do processo industrial

1. Carne in natura
A carne in natura é desossada, cortada e toda a gordura aparente é retirada. O corte é feito em carnes já magras para que o consumo seja feito por qualquer paciente e não prejudique sua recuperação.
2. Cozimento
Depois de separada, a carne é cozida para que seu sabor seja acentuado
3. Secagem
O próximo passo é a secagem. Nesta fase, toda a umidade deve ser eliminada sem haver perda de nutrientes
4. Moagem
Depois de seca, a carne é moída. O pó deve ser bastante fino e homogêneo, para que ele possa se dissolver em receitas líquidas, como as sopas e caldos.
5. Armazenamento
Será armazenada e distribuída em embalagens práticas, adequadas para manter o valor nutricional do produto e com data de validade de um ano.

Qualidades da carne em pó
A mistura protéica é rica em aminoácidos essenciais e não essenciais e fonte de ferro, cálcio. Tem baixo teor de gordura saturada e de sódio, podendo ser usada também por pessoas que tenham restrição ao sódio (hipertensos, por exemplo) e à gordura saturada.

0 comentários:

Postar um comentário